Veja quais são os 3 principais estágios do Inbound Marketing e porque eles são importantes para as empresas pensarem em uma estratégia de sucesso
Com tanta informação à sua volta, ficar preso a uma publicidade do tipo “Compre agora” é algo que te irrita?
Se sua reposta foi sim, saiba que você não está sozinho – 75% das pessoas dizem que os anúncios são, no mínimo, irrelevantes, segundo dados da Ipsos Public Affair, dos EUA. Então, analise:
- Imagine que você está no papel de “vendedor”. Qual seria a melhor forma de mostrar o que você tem a oferecer, para as pessoas certas e na hora certa?
- Agora, mude de lado: como “cliente”, qual a forma de ser abordado por ofertas que realmente são relevantes neste exato momento?
Quais são os estágios do Inbound Marketing e como eles funcionam?
Nós já falamos que o Inbound Marketing é uma forma de apresentar seu conhecimento de especialista ao público por meio de uma nova perspectiva – a atração. Falamos também que ao atrair esse leitor, é hora de se relacionar e conversar com ele, disponibilizar conteúdo relevante, que realmente agrega valor ao lead (aqui já podemos chamá-lo assim).
Por fim, chega a hora de apresentar o que sua empresa faz e seus diferenciais, direcionado para aqueles que chegaram, mas que realmente possuem o perfil e demonstraram interesse em conhecer: com uma abordagem consultiva de venda. Imagine tudo isso feito de forma automatiza?
Agora sim, estamos falando sobre estratégia e alguns estágios do Inbound Marketing. Que são:
- Estágio 1: Atrair para se apresentar
- Estágio 2: Educar e Relacionar
- Estágio 3: Fidelizar, conquistar e vender
Estágio 1 – Atrair para se apresentar:
Ao mesmo tempo em que as pessoas não querem ser interrompidas por propagandas fora de hora e de propósito, é fato também que nunca houve tanta gente à procura de informações na internet.
E isso inclui, acredite, gente procurando o que sua empresa faz!
O segredo é que, agora, ao invés de atirar para todos os lados, você precisa construir o conteúdo certo para garantir a atenção de quem realmente quer o que você tem a oferecer.
Estágio 2 – Educar e Relacionar:
A estratégia de conteúdo não é importante apenas para consolidar sua imagem diante da audiência, se tornando referência naquilo que você sabe fazer. Mais do que isso, ela ajuda seu consumidor a perceber o real valor da oferta, mesmo sendo uma venda muito complexa, e como a solução será útil a ele.
Um dos grandes presentes que a Internet nos traz, é a possibilidade de sermos nosso próprio canal de comunicação, no formato que quisermos, informando com qualidade e acompanhando os interessados pelos comentários, pelas redes sociais, pelos e-mails clicados.
Sendo assim, criar um relacionamento e nutrir o lead de informação é um ótimo caminho para, mais do que vender, entender as necessidades da clientela e ainda incentivar a construção de uma relação sólida e de longo prazo com esses consumidores.
Estágio 3 – Fidelizar e Conquistar:
As ações de Inbound podem ter um caminho diferente da publicidade tradicional, mas elas certamente focam no mesmo resultado: o seu sucesso. E vendas!
Quanto mais sua marca for conhecida e mais seus clientes forem nutridos por suas informações, melhor será a receptividade sobre seus produtos.
Em outras palavras, um conteúdo selecionado é uma forma de engajar e construir credibilidade para seu negócio.
É o que hoje o Inbound Marketing faz, preparando o consumidor para chegar pronto e, muitas vezes, ele próprio abordar o vendedor.
Quer saber mais sobre o tema? Então, venha bater um papo com a gente!