Enviar o conteúdo certo para responder o que seu cliente quer saber naquele momento. Esse é o grande diferencial da automação de marketing

O Marketing Inbound traz a chance de atrair os leads certos, a partir da criação de conteúdo e contatos mais assertivos. Mas você já se perguntou o que é preciso para colocar esse cenário em prática? Um ponto importante, sem dúvida, passa pela estratégia de automação de marketing.

O que é a Automação de Marketing, afinal?

Nós já falamos aqui no Blog que entre descobrir um problema e efetivamente comprar um produto, todo consumidor atravessa um longo caminho – o que chamamos de jornada de compra, lembra?

Vale dizer que, em cada uma das etapas dessa trajetória, seu cliente tem dúvidas e necessidades diferentes – e isso quer dizer que você precisa criar formas de responder cada uma delas, com um tipo de conteúdo diferente para cada estágio.

Até aí tudo bem. Mas como, então, ter certeza de que você está mandando a informação certa para o consumidor certo (em relação ao que ele procura)? É aí que a automação de marketing entra!

Ela permite criar mecanismos gerenciáveis para a criação e envio de conteúdo para todas as fases da jornada de compra – monitorando qual é o contato exato para cada parte deste fluxo.

Por exemplo:

  1. Imagine que você vende produtos de beleza e acaba de lançar um xampu masculino para quem sofre de queda de cabelo – não é meu caso, OK? 😉
  2. Enquanto isso, um de seus possíveis clientes está pesquisando na internet a seguinte frase “tratamento para queda de cabelo”.
  3. Na procura, ele acaba encontrando seu conteúdo – explicando possíveis causas para o problema e, claro, mostrando que usar o xampu certo pode ajudar a reverter a situação.

Será que isso basta para que este cliente decida comprar sua solução? Possivelmente, não! É preciso seguir nutrindo este potencial consumidor com respostas sobre o que ele realmente busca. Entende? Sendo assim, uma tática de automação bem realizada pode ser essencial para fazer isso de forma mais prática e eficiente.SpandaCom_Marketing Digital

Como é feita essa nutrição?

Assim como existem várias fases para se conquistar um cliente, o processo de automação de mkt também inclui diversas ferramentas e ações – que podem ser usadas para otimizar disparos de e-mail, publicações em redes sociais, gerenciamento de leads etc.

O grande diferencial, porém, é que independente do contato trabalhado, a automatização dos processos de mkt permite segmentar o público por interesses, gênero, estágio de venda e até por nível de engajamento com seu negócio.

Isso quer dizer que, somado a um planejamento de conteúdo rico e alinhado com sua operação, a automação de marketing agilizará e maximizará o contato de sua marca com novos e atuais clientes – tornando mais fácil a missão de conquistar, reter e fidelizar consumidores.

Lead qualificado direto ao time de vendas

Vale colocar aqui que a possibilidade de automação de e-mails é infinita. Entre uma das inteligências da metodologia, por exemplo, está o envio dos leads mais qualificados (aqueles que estão mais perto da compra) diretamente para o time de vendas!

Acredite, isso não é um sonho, é a realidade do inbound que faz o seu time de vendas trabalhar com leads qualificados e não perder mais tempo com o público que não é e nunca será um cliente.

Pronto para testar essa estratégia em sua empresa? Venha bater um papo com a gente e descubra mais sobre a automação de marketing e a produção de conteúdo!

Por

Coordenador de conteúdo da SpandaCom, é jornalista, com especializações em Planejamento Estratégico, na ESPM, e Marketing Digital, pela Udacity. Além disso, é pós-graduado em Globalização e Cultura pela FESP-SP.

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