Muito tem se falado sobre a importância do Marketing Digital para os negócios. Mas para tornar esse recurso em um verdadeiro aliado do seu negócio é preciso ajustar sua estratégia em uma trilha bem definida

Se você quer explorar o Marketing Digital e ainda não tem certeza sobre qual caminho seguir, leia abaixo as dicas que preparamos para quem não tem tempo a perder. São 5 pontos essenciais para avaliar e definir como implementar essa estratégia em seu negócio, tomando como base a sua expectativa de resultado.

writing taking notes GIF

#1. Antes de começar a investir, entenda quais são as necessidades de sua empresa. Por exemplo:

  • Criar relevância e ser referência na Internet?
  • Aumentar o público do meu site?
  • Captar o contato do público que chega ao meu site?
  • Melhorar o primeiro contato do público com a minha marca?
  • Ser encontrado por pessoas que precisam do que eu vendo?
  • Educar o cliente para que ele chegue ao vendedor mais preparado?
  • Criar relacionamento com meus possíveis clientes e atuais clientes?
  • Falar de forma diferente com os diferentes públicos?
  • Reter os clientes que tenho?
  • Analisar os dados para melhorar a comunicação que já existe?

#2. Tenha consciência que o Marketing Digital e a Comunicação deve ser um investimento, e não um custo. E o primeiro passo para isso é dedicar um tempo determinado com esse foco. Sabemos o seu tempo está curto, mas acredite: essa dedicação valerá a pena, eliminará muito trabalho e trará resultados.

Mesmo que sua empresa contrate uma agência, separe algumas horas semanais para ler sobre seu mercado e sobre marketing digital. Analise seus canais, atualize suas redes sociais com o seu perfil no LinkedIn e aproveite também para colocar boas ideias em prática! Com certeza, você já sairá na frente de muitos concorrentes com apenas essa mudança de atitude.

Dedique tempo também às estratégias e análises. O conteúdo e as atividades online exigirão resiliência de seu time: os resultados, dependendo da estratégia, não surgem rapidamente e é preciso apostar em uma estratégia sólida e especializada para gerar retorno.

#3 Mapeie quais são seus canais de comunicação e vendas, e analise qual tem sido a qualidade e a quantidade do trabalho em cada uma delas. Aproveite para observar os canais e a comunicação de seus concorrentes – isso trará insights e uma noção sobre quais são os caminhos para a sua empresa.

Feito isso, analise se você não está deixando de apostar em um canal importante para o seu segmento. Tenha em mente que cada público tem características diferentes e estar próximo desse cliente faz toda a diferença para o sucesso de suas ações. Caso essa tarefa de saber as melhores redes, um primeiro passo pode ser conversar com os clientes e entender quais as redes sociais e as leituras que eles preferem.

#4 Ninguém melhor do que você para saber qual a mensagem que precisa ser transmitida.

Acredite em sua experiência junto aos clientes, e traga a mensagem que mais dá resultado para seus canais de comunicação. Providencie todas as ferramentas, acessos e recursos necessários. Afinal de contas, sabe aquele papo de que não se faz omelete sem ovos? O mesmo vale para seu trabalho de Marketing Digital: sem conteúdo, imagens, mensuração e análise será difícil converter seu trabalho em boas oportunidades.

#5. Saiba o que fazer com seus Leads. Elabore seu atendimento do começo ao fim do processo e garanta o sucesso do cliente como parte do seu trabalho! Não se esqueça de conversar com seus clientes, fazer pesquisas e sondagens, oferecer o conteúdo que eles gostariam de ler. Depois do trabalho de sucesso, transforme essa história em comunicação para atrair novos clientes.

Além desses 5 passos

Evidentemente existem outras demandas que você terá de alinhar antes de alcançar a máxima performance de sua estratégia de inbound marketing. Estes pontos, no entanto, são os primeiros para nortear você e a sua equipe no início. Independente do caminho escolhido, tenha certeza que esse está sendo feito da melhor maneira possível.

Quer saber mais detalhes dessa jornada? Então, nós da SpandaCom temos mais para falar contigo: baixe agora o eBook que fizemos em parceria com a Resultados Digitais e confira todo o passo a passo para seu negócio começar a ganhar com as melhores ideias do Marketing Digital. É rápido e fácil!

Para saber mais sobre como executar essas ações, fale com a SpandaCom ou deixe suas dúvidas aqui nos comentários. Até o próximo post!spandacom marketing digital

Por

Coordenador de conteúdo da SpandaCom, é jornalista, com especializações em Planejamento Estratégico, na ESPM, e Marketing Digital, pela Udacity. Além disso, é pós-graduado em Globalização e Cultura pela FESP-SP.

Escreva seu comentário