Algumas companhias que ainda teimam em não ter sua página nas redes sociais já reconhecem que ter presença digital é sinônimo de existir!

Um trabalho efetivo em redes sociais resulta em ganhos consideráveis para as companhias, como atração, relacionamento e fidelização de clientes, consolidação da marca, além de aproximação com o público e estudo de comportamento do consumidor. Estes são apenas alguns pontos que podem ser o objetivo da presença digital, porém o primeiro item é: existir! Ou seja, estar ali, nas redes sociais mais importantes do segmento da sua empresa, para que seu cliente possa te reconhecer.

As mídias digitais permitem que sua empresa diversifique suas formas de comunicação e, muito além dos modelos tradicionais – como mídia impresso e eletrônica -, esteja mais integrada aos modelos online, que agilizam o contato entre as pessoas ou mesmo entre empresas.

Conteúdo e presença constante

Mas, não basta somente ter a página da sua empresa disponível para seu público, sem atualizá-la. É preciso trabalhar sério nisso. Estar mais próxima dos clientes e se comunicar constantemente com ele passa a ser essencial. Por isso, você precisa pensar em conteúdo.

Conteúdo? Sim, postar conteúdos relevantes do setor de atuação, novidades, lançamentos, dicas e fatos importantes faz a diferença para os seguidores e fãs. Então, se posicionar nas redes e se tornar uma referência em conteúdo (que pode ser relevante, divertido, visual, informativo, etc.) é outro fator que impacta na qualidade da página e no retorno que ela traz.

Menos é mais!

Até aqui passamos brevemente pelas vantagens de criar uma página!  Mas, antes de tudo, é importante definir em qual (s) rede (s) sua empresa vai investir – não adianta criar e não nutrir a página com conteúdo e interação.

Ao escolher a rede de acordo com o perfil do seu negócio, chegou a hora de escolher o conteúdo a ser trabalhado, a forma (linguagem) de interação com os internautas, porque cada rede exige uma maneira de expressão, umas mais leves e outras mais sérias. Tudo depende, também, do público que a empresa se dirige.

Os benefícios

Se ainda houver dúvidas sobre o retorno que sua empresa pode ter ao fazer parte de redes sociais, confira mais alguns pontos:

  • Ao se fazer presente pelas redes sociais, sua marca vai estar perto do seu público, dos seus clientes e de quem gosta de acompanhar seus produtos e serviços.
  • Sua marca se torna mais “humana” e próxima, já que você permite essa abertura para a interação com os clientes, de forma transparente, ampliando as chances de fidelização.
  • As redes sociais também representam uma ferramenta de geração de tráfego para seu site, aumentando consequentemente sua base de leads.
  • Estando presente nas redes sociais você demonstra que acompanha as tendências e faz parte de um universo online, que hoje agrega pessoas de qualquer geração, continente e classe social.

Se sua empresa adota – ou vai adotar – as redes sociais como parte de suas estratégias de comunicação, é importante se aperfeiçoar dia a dia nas demandas dos usuários.

Não diferente de outros meios de comunicação, as redes sociais também exigem dedicação e comprometimento para que suas estratégias saiam como planejadas e atinjam os objetivos.

E, então? Pretende usar a Rede Social para espalhar seu conteúdo por aí? Fale já com a gente e descubra como melhorar sua presença digital de forma prática e direta!

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Planejamento de Marketing Digital

Por

Coordenador de conteúdo da SpandaCom, é jornalista, com especializações em Planejamento Estratégico, na ESPM, e Marketing Digital, pela Udacity. Além disso, é pós-graduado em Globalização e Cultura pela FESP-SP.

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