Home / comunicação / Comunicação eficiente: faça um check-up no seu planejamento estratégico

Comunicação eficiente: faça um check-up no seu planejamento estratégico

Date
21 . jun . 18

Comunicação eficiente: faça um check-up no seu planejamento estratégico

Existem muitas ferramentas para melhorar a visibilidade sua empresa, mas só funcionam dentro de uma estratégia

Estabelecer estratégias para divulgar a sua marca é como ter um GPS em mãos quando você precisa chegar a algum lugar desconhecido.

Por isso, durante a trajetória de comunicar para atrair, converter e reter clientes, é muito importante ter um bom planejamento, que servirá como parâmetro para você checar se a rota escolhida está de acordo com os objetivos da empresa. E se a comunicação está alcançando os resultados esperados!

É claro que é preciso ser flexível e um plano pode sofrer alterações, mas seguir seu plano fará com que você e sua equipe não desviem do foco, tendo distância do risco de pulverizar esforços e enfraquecer as ações.

Falando sobre checar estratégias, preparamos um combo de insights + dicas que podem te ajudar a avaliar suas ações e melhorar sua comunicação on e off-line.

1 – Planeje

Como diz o ditado popular: comece pelo começo. É no seu plano que estão detalhados os objetivos, cronograma, metas, orçamento e os canais de comunicação que pretende usar para atingi-las.

Então, após traçar o Plano de Ação e estabelecer cada passo, é preciso fazer avaliações periódicas e corrigir os rumos das ações para corrigir os gargalos do processo.

Não se esqueça! Mantenha sempre um olho no planejamento e outro nos resultados. Se essa relação desequilibrar, reaja! E vá em busca de expertise no assunto.

2 – Defina a direção

Para não dar voltas sem sair do lugar, observe se a sua comunicação acompanha o trio Missão, Visão e Valores da sua empresa.

Se algum aspecto no conteúdo (texto ou artes gráficas) ou no site ou nas Redes Sociais não combina com a marca, pare! Reveja sua trajetória.

Afinal, comunicação com foco em resultado precisa ser assertiva.

Um desalinhamento entre imagem e discurso é o tipo de ruído que pode afastar a marca de clientes que falam a sua língua. E você pode perder a oportunidade de atrair clientes novos, que poderiam se identificar com o que a empresa faz e acredita.

3 – Alinhe o discurso

É comum que muitas empresas encontrem dificuldade de enxergar seu discurso na comunicação que é produzida.

Com frequência, ouvimos queixas como: “O site ficou muito bonito, mas algo incomoda”. Ou, “as minhas redes sociais atraem bastante visitantes, mas não vejo o discurso da minha empresa nos posts. O que eu faço?”

Outro exemplo, é que pode acontecer desencontros entre o posicionamento institucional e a fala de funcionários da empresa, gerando ruídos em entrevistas para jornalistas e nos resultados de imprensa.

É nessa hora que você deve perguntar se o alinhamento interno acompanha a mensagem que sua empresa deseja passar para o público externo. Já questionou se a sua equipe trabalha com os mesmos objetivos da marca?

O discurso da sua empresa também pode ser alinhado por um profissional ou agência de comunicação, geralmente, especializados em produzir conteúdo relevante e em transmitir o conhecimento de um porta-voz, por exemplo.

E é claro, além do conteúdo, o profissional ou a agência saberá qual a linguagem, o formato, o meio e a melhor estratégia.

4 – Drible os gargalos

Investindo um pouco de tempo, você consegue driblar alguns destes gargalos citados de maneira simples:

> Realize reuniões de briefing qualificadas com seus colaboradores e fornecedores.

> Compartilhe informações, ouça e esteja aberto à novas ideias.

> Monte um mediatraining e alinhe o discurso dos seus porta-vozes.

>  Motive a equipe, ofereça treinamentos e reúna as pessoas para um café.

>  Consulte seu jornalista de confiança.

5 – Fale com especialistas

Se já sabe quem é, e para onde quer ir, você pode escolher os caminhos que mais encaixam no seu perfil para divulgar sua empresa.

Mas lembre-se do planejamento do qual já falamos! Não caia na moda, e nem faça trajetos aleatórios. Evite desperdiçar tempo e dinheiro com ferramentas que não se adequam a você, ou que já estão ultrapassadas.

Por isso, quando o assunto é comunicação eficiente, o melhor mesmo é consultar especialistas antenados nas tendências de mercado. Eles poderão te ajudar a definir as melhores estratégias para sua empresa e apontar as ferramentas adequadas para suas necessidades.

Conhecimento, profissionalismo e credibilidade podem influenciar, sim, a relevância da sua marca.

Portanto, saiba escolher quem vai falar de você.

admin
AUTHOR / comunicação

Leave a Comment