Hoje vou falar da minha jornada do jornalismo ao MKT, e porque decidi investir no Marketing Digital para extrair o melhor destes dois mundos e gerar conteúdo de relevância na Internet

Para quem ainda não sabe, sou jornalista – com diploma (sim, ele existe!) e tudo. Mas depois de várias passagens por diferentes mercados de comunicação, decidi procurar novas formas de compartilhar mensagens e conteúdo. E foi aí que conheci o Marketing Digital.

O que é e porque investir em Marketing Digital, afinal?

Hoje, principalmente com a Internet, ter uma boa ideia não basta: as empresas precisam pensar – e colocar em prática novas estratégias e direcionamentos.

A ascensão das plataformas móveis, por exemplo, transformou o conteúdo em uma nova moeda – usa-se as palavras, vídeo e sons para atrair, conquistar e satisfazer os clientes. Sendo assim, por que não unir o conhecimento jornalístico para oferecer mensagens mais eficientes?

Esse foi meu caminho até o Marketing Digital. E o motivo pelo qual decidi apostar no Conteúdo como um recurso para vendas, por assim dizer. A decisão foi trocar as notícias gerais por um novo leitor, que quer conteúdo segmentado e especializado.

E, para isso, tive de buscar e desenvolver os conhecimentos sobre estratégia, planejamento e criatividade – além da gramática e redação, claro!

Como fazer o tal do Marketing de Conteúdo

Todos os dias novas ideias surgem nessa área. Então, para quem quer entender a utilização de conteúdo como ferramenta de marketing é preciso colocar na cabeça que este é um caminho ongoing, contínuo.

A vantagem do Marketing Digital é incluir uma nova perspectiva ao contato entre cliente e empresa. Ao invés de uma marca anunciar em veículos de massa, como rádio e TV, a companhia passa a se comunicar com seu próprio público, de forma dirigida. Não é genial?

E mais: se sua companhia construir este contato, será mais fácil entender o que é necessário fazer para melhorar a rentabilidade da operação e como encontrar outras fontes de receita. Mas isso, como disse, é um trabalho que requer análise contínua.

Esse papel, em outras palavras, exige conhecimento e profissionalismo. E quem faz? O consultor especialista em Marketing Digital. Ele (eu, ahá! 😉) é o principal aliado do seu produto, para apoiar sua ideia e guiá-lo no trabalho de dimensionar investimentos, identificar oportunidades e maximizar o retorno.

Essa é minha trajetória até aqui. Os outros passos desse caminho, você pode ter certeza, vou compartilhar aqui!

 

Por

Coordenador de conteúdo da SpandaCom, é jornalista, com especializações em Planejamento Estratégico, na ESPM, e Marketing Digital, pela Udacity. Além disso, é pós-graduado em Globalização e Cultura pela FESP-SP.

1 Commentário

Escreva seu comentário