Seus clientes fazem o mesmo que você: pesquisam na internet antes de fazer uma compra. E atrair esses consumidores é uma das formas em que o Marketing Digital pode ajudar seu negócio

Talvez não seja do seu tempo, mas teve uma época em que para se assistir a um filme, em casa, era preciso ver um monte de comerciais também. Se você se lembra disso, com certeza não tem saudade nenhuma desse passado remoto, não é?

Afinal, a internet está aí para vermos vários programas sem interrupções e para fazer todas as pesquisas que queremos, seja para fazer compras ou por entretenimento.

Concorda comigo? Então, parabéns: isto é sinal de que o Marketing Digital já está na sua vida – e ele não vai ir embora tão cedo.

Um novo jeito de fazer negócios: o Marketing Digital

Posso apostar que, se você tivesse muito dinheiro, até que você acharia legal investir no comercial da novela das nove para divulgar sua marca. Mas como isso custa BEM caro, o melhor é garantir uma forma mais prática, viável e BEM mais “filtrada” de vender seus produtos e ideias. É isso o que o Marketing Digital faz.

Como? Para explicar porque ele é eficiente, vamos voltar ao primeiro parágrafo deste post. Como você faz suas pesquisas? Qual é o passo a passo entre escolher e comprar, usar etc.? Na maioria das vezes, posso apostar também que você faz o seguinte:

  1. Descobre qual é o seu problema
  2. Analisa o que precisa ser feito
  3. Começa a pensar em possíveis soluções
  4. Analisa as opções
  5. Compra

Estes são os 5 passos básicos do chamado Inbound Marketing (prazer!). Nesse processo, o cliente caminha por uma jornada que inclui a Consciência, Descoberta, Interesse, Escolha e Ação.

É o mesmo processo, por exemplo, que seu cliente tem ao entrar em sua loja. Mas com uma diferença: na internet, o consumidor pode procurar você a qualquer hora, em qualquer lugar e até mesmo sem conhecer nada da sua empresa. Sério!

Como aplicar o Marketing de atração na minha empresa?

Para colocar em prática o Inbound Marketing, sua empresa deve construir um discurso sólido, que tenha o perfil de seu cliente na ponta da língua. A ideia é entender quem vai comprar seu produto e como sua marca vai se apresentar no momento certo.

O Marketing Digital mira o cliente que quer e precisa do seu produto. E um de seus principais trunfos é justamente o Inbound Marketing – não por acaso, até quem tem dinheiro para pagar o comercial da novela das nove investe nessa opção!

Para saber como começar e ganhar mais com o Marketing Digital, você pode baixar nosso eBook com o Passo a Passo para Iniciantes. E fique ligado no Blog também!

Por

Coordenador de conteúdo da SpandaCom, é jornalista, com especializações em Planejamento Estratégico, na ESPM, e Marketing Digital, pela Udacity. Além disso, é pós-graduado em Globalização e Cultura pela FESP-SP.

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