Veja como e por que criar a persona é fundamental para o sucesso da estratégia de Marketing Digital do seu negócio
Imagine que você acaba de lançar um aplicativo, incrível e totalmente inovador, que pretende acabar com as falhas de segurança de uma grande empresa. Você vai oferecer seu produto para toda e qualquer companhia? Não, não é mesmo?
O exemplo acima é apenas uma sugestão. Mas a moral da história é clara: de nada adianta formular uma solução revolucionária se sua empresa não mirar no público que realmente quer e precisa dessa entrega.
Por isso, se você quer construir uma estratégia de marketing digital realmente eficiente, comece com um passo simples e imprescindível: estabeleça a persona ideal para seu produto.
O que é a Persona?
Segundo nossos parceiros da Resultados Digitais, Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é desenvolvida para mostrar quais são os gostos, referências, objeções e necessidades do seu cliente.
Este retrato indica as informações e características que sua empresa precisa entregar ao público em relação a aquele seu determinado produto, além de dicas sobre como falar com este consumidor e por qual jornada de compra ele passou entre conhecer sua oferta e fechar a compra.
Estamos falando, então, de definir o público-alvo? Mais ou menos… Pense assim: o público-alvo diria o formato geral do consumidor (homens de 30 a 50 anos, por exemplo); já a Persona mostra detalhes do seu provável consumidor (João Carlos tem 43 anos, é diretor de TI e está em busca de soluções que ajudem sua empresa a ser mais eficiente). Percebe a diferença?
OK, mas como construir este perfil de seu consumidor ideal?
Nem sempre é fácil iniciar este tipo de análise, é verdade. Sendo assim, se você já está no mercado, uma dica é conhecer melhor quem já compra com seu time de vendas.
Ninguém melhor do que seu vendedor para falar como é a maioria das pessoas que fecham negócio. Caso contrário, o caminho pode ser olhar na concorrência e na própria internet, nos grupos ligados ao seu tipo de serviço.
De toda forma, é essencial pensar em pesquisas e análises minuciosas (online e presencial, se possível), que o ajude a fazer a coleta de dados reais.
Com estes dados, seu Marketing poderá criar ações práticas para atender este cliente de verdade.
A Persona e o Planejamento de Marketing
Além de ajudar a direcionar seu time de vendas para um perfil definido, saber “para quem você vai vender” também é essencial para construir o planejamento de sua estratégia de marketing. É com isso que você pode:
- Definir onde sua marca precisa estar nas redes sociais;
- Qual é o melhor discurso e tom de voz a ser adotado em sua comunicação;
- Mostrar o que seu cliente precisa e espera da sua marca;
- Quais valores (como agilidade e organização, por exemplo) são mais importantes para o consumidor;
- Quais são os gostos e objeções deste grupo;
- E muito mais.
Aplicando as personas em sua estratégia de marketing
Ao estabelecer uma persona (ou várias, se você tiver várias linhas de produtos e/ou serviços), o objetivo é que você possa saber com exatidão onde seu cliente está e como capturar sua atenção.
Lembre-se que, para isso, o conteúdo tem um papel essencial. Seja pelos vídeos, textos ou imagens e até pela própria condensação das ideias que sua empresa vende.
Afinal de contas, mesmo que sua companhia tenha um ótimo portfólio, é por meio da comunicação bem-feita que este quesito se tornará uma vantagem real para seu negócio!
Este é o primeiro passo para seu planejamento ser coerente e eficaz! Para saber mais, baixe agora nosso eBook com o Passo a Passo completo para Iniciantes!