Veja como e por que criar a persona é fundamental para o sucesso da estratégia de Marketing Digital do seu negócio

Imagine que você acaba de lançar um aplicativo, incrível e totalmente inovador, que pretende acabar com as falhas de segurança de uma grande empresa. Você vai oferecer seu produto para toda e qualquer companhia? Não, não é mesmo?

O exemplo acima é apenas uma sugestão. Mas a moral da história é clara: de nada adianta formular uma solução revolucionária se sua empresa não mirar no público que realmente quer e precisa dessa entrega.

Por isso, se você quer construir uma estratégia de marketing digital realmente eficiente, comece com um passo simples e imprescindível: estabeleça a persona ideal para seu produto.

O que é a Persona?

Segundo nossos parceiros da Resultados Digitais, Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é desenvolvida para mostrar quais são os gostos, referências, objeções e necessidades do seu cliente.

Este retrato indica as informações e características que sua empresa precisa entregar ao público em relação a aquele seu determinado produto, além de dicas sobre como falar com este consumidor e por qual jornada de compra ele passou entre conhecer sua oferta e fechar a compra.

Estamos falando, então, de definir o público-alvo? Mais ou menos… Pense assim: o público-alvo diria o formato geral do consumidor (homens de 30 a 50 anos, por exemplo); já a Persona mostra detalhes do seu provável consumidor (João Carlos tem 43 anos, é diretor de TI e está em busca de soluções que ajudem sua empresa a ser mais eficiente). Percebe a diferença?

OK, mas como construir este perfil de seu consumidor ideal?

Nem sempre é fácil iniciar este tipo de análise, é verdade. Sendo assim, se você já está no mercado, uma dica é conhecer melhor quem já compra com seu time de vendas.

Ninguém melhor do que seu vendedor para falar como é a maioria das pessoas que fecham negócio. Caso contrário, o caminho pode ser olhar na concorrência e na própria internet, nos grupos ligados ao seu tipo de serviço.

De toda forma, é essencial pensar em pesquisas e análises minuciosas (online e presencial, se possível), que o ajude a fazer a coleta de dados reais.

Com estes dados, seu Marketing poderá criar ações práticas para atender este cliente de verdade.

A Persona e o Planejamento de Marketing

Além de ajudar a direcionar seu time de vendas para um perfil definido, saber “para quem você vai vender” também é essencial para construir o planejamento de sua estratégia de marketing. É com isso que você pode:

  • Definir onde sua marca precisa estar nas redes sociais;
  • Qual é o melhor discurso e tom de voz a ser adotado em sua comunicação;
  • Mostrar o que seu cliente precisa e espera da sua marca;
  • Quais valores (como agilidade e organização, por exemplo) são mais importantes para o consumidor;
  • Quais são os gostos e objeções deste grupo;
  • E muito mais.

Aplicando as personas em sua estratégia de marketing

Ao estabelecer uma persona (ou várias, se você tiver várias linhas de produtos e/ou serviços), o objetivo é que você possa saber com exatidão onde seu cliente está e como capturar sua atenção.

Lembre-se que, para isso, o conteúdo tem um papel essencial. Seja pelos vídeos, textos ou imagens e até pela própria condensação das ideias que sua empresa vende.

Afinal de contas, mesmo que sua companhia tenha um ótimo portfólio, é por meio da comunicação bem-feita que este quesito se tornará uma vantagem real para seu negócio!

Este é o primeiro passo para seu planejamento ser coerente e eficaz! Para saber mais, baixe agora nosso eBook com o Passo a Passo completo para Iniciantes!SpandaCom - Marketing Digital

Ou fale já com nossos especialistas! 😊

Por

Coordenador de conteúdo da SpandaCom, é jornalista, com especializações em Planejamento Estratégico, na ESPM, e Marketing Digital, pela Udacity. Além disso, é pós-graduado em Globalização e Cultura pela FESP-SP.

Escreva seu comentário