Depois de Planejar e Atrair o lead, vamos agora entender um pouco mais sobre a “Lei para converter e relacionar seus clientes com o Inbound Marketing”

Após ter o diagnóstico do Raio-X do Marketing, pode parecer que muita coisa deve ser ajustada. Porém, cada passo no Inbound Marketing “move montanhas” – e traz leads também.

Por isso, depois da nossa breve explicação sobre Planejar e Atrair, chegou a hora de falar sobre como Converter e Relacionar, explicando um pouco sobre as ações para colocar sua máquina de vendas em funcionamento.

Como Converter e Relacionar com o Inbound Marketing

Converter: essa é a palavra que faz toda a diferença nas novidades trazidas pelo Inbound Marketing. Como? Simples: agora o leitor pode deixar seus dados em um formulário e ler aquilo que é relevante para ele.

Aliás, vale dizer que além de um nome bonito, o Conteúdo Relevante também representa o caminho para que o interessado possa se aprofundar em assuntos das mais diversas especialidades – e ainda encontre serviços e produtos que fazem sentido para ele (essa pode ser uma visão sobre a Jornada de Compra).

Falando sobre você, que precisa educar seu público e atrair leads qualificados, o Inbound Marketing também é conhecido como uma forma eficiente de gerar resultados para a empresa.SpandaCom_Marketing Digital

E para isso ser possível, você precisa criar estratégias para que o visitante do seu blog, site e/ou redes sociais se convertam em formulários. O visitante recebe um material rico, enquanto você fica com os dados e as informações para entender se ele é (ou não) um possível cliente.

Hoje em dia, além dos formulários disponíveis em seu site e blog, como assine nossa News e de Fale Conosco, você pode oferecer Landing Pages para o internauta baixar eBooks, whitepapers, vídeos, infográficos ou fazer inscrição para Webinars, por exemplo.

Na hora de configurar essa Landing Page, você pode escolher os campos a serem colocados, com o campo ideal para entender se aquele lead está dentro do critério de lead qualificado e oportunidade para o seu time de vendas.

Com essa página pronta, o importante é distribuir pequenos anúncios sobre esse conteúdo em seus canais, com os chamados Call To Actions (CTAs). Não se esqueça de colocar os mais importantes na home do site e nos textos de blog que possuem relação com o assunto!

Relacionar: veja como estamos evoluindo… já temos blog, redes sociais, landing pages e CTAs. Agora, temos várias portas de entradas interessantes para receber nossos leads, certo?

Você acredita que todos os leads que chegam ao seu site entendem o que você faz na primeira visita ou estão prontos para comprar naquele momento? É claro que há um espaço de tempo para a grande maioria dos visitantes realmente converter visita em venda.

Por isso, existe aqui mais uma etapa para que sua empresa nutra esses leads, de acordo com seu comportamento e sua característica, levando informações interessantes por meio de e-mail marketing, posts em blog e redes sociais.

Falando sobre e-mails, além de newsletters disparadas periodicamente para toda base, é importante ter campanhas específicas para cada tipo de segmentação de leads, e ainda criar campanhas automatizadas, mandando os e-mails certos e na hora certa para aquele que se mostrou interessado.

Tanto para criar Landing Pages como para Automatizar e-mails, por exemplo, nós utilizamos o RD Station aqui na Spandacom!

O que você achou destas etapas? No próximo post trarei mais informação sobre os outros passos e o que você pode começar a fazer para vender e analisar, vender! E não se esqueça de deixar as suas dúvidas aqui no comentário para nossa equipe responder.

Por

Diretora da SpandaCom, é formada em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, pós-graduada pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário e especializada em marketing digital pelo RD Station.

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