De acordo com o diagnóstico da comunicação da sua empresa, feito com o Raio-X do Marketing, suas ações ganham um direcionamento para fazer diversas melhorias e gerar resultados rapidamente

A facilidade das coisas com a Internet são geniais, e que bom que podemos contar com ferramentas como o Raio-X do Marketing para ver em alguns minutos o diagnóstico de comunicação digital da empresa. Junto com esta análise, também conseguimos enxergar com clareza algumas etapas que fazem toda a diferença na comunicação: planejar, atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Partindo dessa lógica fica muito mais fácil entender o Inbound Marketing e quais ações são necessárias para ter uma máquina de vendas funcionando. E hoje, vamos entender um pouco sobre cada um desses pontos e o que fazer para melhorar cada etapa:SpandaCom_Marketing Digital

Como entender e colocar em prática cada etapa do Inbound Marketing

Planejar: Vamos lá, qual a diferença, por exemplo, de escrever 6 posts de blog “conforme a música” (sem um objetivo) ou produzir este conteúdo de forma planejada, fazendo com que o leitor saia de um estágio básico para o amadurecimento com a leitura dos textos proporcionados por você? Bom, nós estamos falando aqui de planejamento e estratégia.

A fase de planejamento de Marketing Digital é fundamental para que os objetivos da comunicação da empresa sejam alcançados, e também para que você não desperdice ações, tempo e dinheiro.

Afinal de contas, vários materiais conectados fazem muito mais sentido quando seu leitor/lead quer se aprofundar no assunto. Sem falar que, tendo um cronograma, é possível realizar grandes projetos.

Então, se sua empresa quer fazer sucesso, está na hora de entender o que é o sucesso para ela: onde quer chegar e quais os passos a serem dados. Você pode fazer essa lição de casa sozinho, antes mesmo de contratar um especialista, que vai colocar esse seu estudo dentro de uma metodologia e estratégia!

A vez da lei da atração

Atrair: Chegou a hora da lei da atração 😊! Quem é o empreendedor ou artista que não quer ganhar mais visibilidade, ser descoberto pelas pessoas certas? No Inbound Marketing chamamos isso de trazer visitantes qualificados para o site da sua empresa. E para isso existem algumas ferramentas que podem ser muito bem aproveitadas.

O próximo passo (depois do planejamento) para sua empresa estar de fato no Marketing Digital é ter um Blog. Eu gosto de chamar esse espaço de “um canal de comunicação da empresa, que dá voz aos seus porta-vozes e possibilita levar ao mercado todo o conhecimento que a sua empresa possui”.

Pois bem, a primeira dica aqui é utilizar o WordPress, que tem mais recursos e, hoje, é uma plataforma mais amigável e completa para quem está começando. E tendo o blog, é preciso se atentar sobre alguns elementos básicos como a opção de assinatura por e-mail para receber a News!

Ainda falando sobre Blog, inicie com pelo menos 2 posts mensais para começar a pegar o jeito – mas, claro: quanto mais conteúdo, mais leads qualificados!

Pense em como usar as redes sociais

Feito isso, chega a vez das redes sociais: elas se tornaram uma ferramenta para divulgar o seu conteúdo diariamente. Então, a lógica aqui é publicar conteúdo realmente relevante, de interesse do público, para que seus porta-vozes sejam referência e tragam esse público para conhecer mais e descobrir o que você faz!

Aqui fica a dica para você também se atentar para as regras de SEO! Sabendo disso, ficará muito mais fácil escolher uma agência. Lembrando que é importante ter conteúdo único e relevante, evite cair em armadilhas de empresas que vendem a produção de conteúdo sem briefing, sem entrevistas, sem sua assinatura.

O que você achou destas etapas? No próximo post, trarei mais informação sobre os outros passos e o que você pode começar a fazer para converter, relacionar, vender e analisar! E não se esqueça de deixar as suas dúvidas aqui no comentário para nossa equipe responder.

Por

Diretora da SpandaCom, é formada em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, pós-graduada pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário e especializada em marketing digital pelo RD Station.

Escreva seu comentário