Sua empresa busca ser referência no mercado? Então, invista em ações de comunicação, como as de Assessoria de Imprensa, que a diferencie entre os concorrentes

Se você é um empreendedor, um dos seus objetivos, certamente, é tornar sua marca mais conhecida, com destaque à frente de seus concorrentes. Para isso, além dos investimentos que o próprio negócio exige e você já conhece bem, também é preciso pensar em diferentes ações de comunicação para “se mostrar” ao público. Mas você sabe qual a diferença entre as ações de imprensa?

Antes de conhecer cada uma delas e de tomar qualquer decisão, você tem que saber para onde sua empresa quer ir – e com quais públicos sua marca quer conversar. Feito isso, fica mais fácil alinhar seus investimentos às necessidades e encontrar as melhores ações para a comunicação.

Se você possui executivos experientes e com muito conhecimento, uma boa opção é a Assessoria de Imprensa. Essa linha de ações tem como foco expor na imprensa as rotinas de uma companhia, enfatizando seus pontos fortes e dando respaldo nos momentos que surgirem os pontos fracos.

5 Ações de Assessoria de Imprensa para impulsionar a visibilidade da empresa

Ao contratar uma assessoria de imprensa, você terá um profissional de comunicação – um assessor de imprensa – sempre antenado com as operações de sua empresa.

A ideia é extrair os acontecimentos mais relevantes e levá-los ao público de interesse.

E se sua empresa tem diferentes públicos, tudo bem. Isso não é um problema, pois todos eles podem ser contemplados por meio de canais de comunicação especializados em segmentos de mercado.

Para a abordagem com esses canais de comunicação, o assessor de imprensa pode utilizar diferentes ações. Entre elas, estão:

1 – Diga ao mercado o que há de realmente novo

Mercado acompanha evolução dos programas

Press release: Esse material é o mais conhecido entre as empresas que já atuam com assessoria de imprensa. Ele nada mais é do que um texto de divulgação que vai apresentar as novidades da sua empresa aos jornalistas, e que abre as oportunidades para entrevistas.

Mais que isso, atualmente, é muito comum os portais de notícias online publicarem esses textos. E essa exposição é muito relevante para sua empresa porque, além de levar informação para o seu público, ela vai ampliar sua presença digital, principalmente diante dos sistemas de buscas como o Google, Bing, Yahoo, entre outros.

 

2 – Dê ao jornalista a sugestão de tema para uma matéria

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Sugestão de pauta: Como o nome diz, esse texto chega aos jornalistas como uma sugestão para que ele desenvolva uma matéria mais elaborada, utilizando como fonte de informação o porta-voz de uma empresa.

O oferecimento de pauta, geralmente, está embasado em temas mais factuais, em pesquisas, em acontecimentos pontuais – enfim, em algo que vai ampliar o interesse do jornalista para um trabalho de apuração de fatos.

3 – Encontre com os profissionais de comunicação

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Encontro de aproximação: Nessa ação, o assessor irá intermediar em encontro – pode ser um almoço, café da manhã, ou mesmo um happy hour – entre o porta-voz da uma empresa e o jornalista de veículos de interesse.

O objetivo desse encontro é abrir as portas para o porta-voz da empresa ser uma fonte de informação toda vez que o jornalista precisar falar sobre o tema em que o profissional tem experiência ou já é especialista.

 

4 – Conquiste o espaço na mídia com seu conhecimento de especialista

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Artigos e Colunas: É um texto que exprime a visão do especialista diante do mercado em que atua.

A publicação desse tipo de material na mídia é muito importante para a exposição de uma empresa, pois demonstra que seu executivo é referência no assunto e tem conhecimento suficiente para ser um nome de consulta em outras matérias do setor.

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5 – Publique o case que fez diferença e impactou o cliente

Casos de sucesso: Trata da elaboração de texto que conta como os serviços realizados por uma empresa que foi bem-sucedido para as operações de seus clientes. Os canais de comunicação aproveitam muito esse tipo de material, pois ele permite que o jornalista ilustre a matéria que está desenvolvendo com um caso real.

Para as empresas envolvidas nesse texto, a publicação na mídia tem grande relevância, porque é um depoimento de que o serviço que oferece é uma boa solução para os problemas apresentado por seu cliente.

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do Tribunal de Justiça catarinense

Agência de Comunicação Integrada, Assessoria de Imprensa & Otimização dos resultados de imprensa

Assessoria de Imprensa
Conheça os Resultados de Imprensa no Blog da i9Ação

Junto a essas ações, se sua empresa estiver atuando com uma Agência de Comunicação Integrada, ela ainda tem a possibilidade de aproveitar os resultados de imprensa em seus canais de comunicação digital.

Imagine, por exemplo, se o seu principal executivo for notícia em um jornal de negócios. Essa publicação pode vir a ser uma postagem em seu blog e redes sociais.

A vantagem aí é a seguinte: além da aproximação com os clientes que as redes sociais permitem, elas ainda garantem que haja uma movimentação no tráfego de acessos entre redes sociais e blog, blog e site, e assim sucessivamente.

O que a empresa ganha com isso? Visibilidade, presença digital, aumento do fluxo de acesso ao seu site e relevância nos sistemas de busca!

Então, se você quer consolidar sua marca, construa relevância! Para isso, fale com nosso time de especialistas em comunicação integrada e saiba mais!

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Diretora da SpandaCom, é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu (SP) e pós-graduada em Gestão da Comunicação Integrada pelo Senac. Experiência de 15 anos em comunicação com foco em jornalismo empresarial.

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