Sua empresa busca ser referência no mercado? Então, invista em ações de comunicação, como as de Assessoria de Imprensa, que a diferencie entre os concorrentes
Se você é um empreendedor, um dos seus objetivos, certamente, é tornar sua marca mais conhecida, com destaque à frente de seus concorrentes. Para isso, além dos investimentos que o próprio negócio exige e você já conhece bem, também é preciso pensar em diferentes ações de comunicação para “se mostrar” ao público. Mas você sabe qual a diferença entre as ações de imprensa?
Antes de conhecer cada uma delas e de tomar qualquer decisão, você tem que saber para onde sua empresa quer ir – e com quais públicos sua marca quer conversar. Feito isso, fica mais fácil alinhar seus investimentos às necessidades e encontrar as melhores ações para a comunicação.
Se você possui executivos experientes e com muito conhecimento, uma boa opção é a Assessoria de Imprensa. Essa linha de ações tem como foco expor na imprensa as rotinas de uma companhia, enfatizando seus pontos fortes e dando respaldo nos momentos que surgirem os pontos fracos.
5 Ações de Assessoria de Imprensa para impulsionar a visibilidade da empresa
Ao contratar uma assessoria de imprensa, você terá um profissional de comunicação – um assessor de imprensa – sempre antenado com as operações de sua empresa.
A ideia é extrair os acontecimentos mais relevantes e levá-los ao público de interesse.
E se sua empresa tem diferentes públicos, tudo bem. Isso não é um problema, pois todos eles podem ser contemplados por meio de canais de comunicação especializados em segmentos de mercado.
Para a abordagem com esses canais de comunicação, o assessor de imprensa pode utilizar diferentes ações. Entre elas, estão:
1 – Diga ao mercado o que há de realmente novo
Press release: Esse material é o mais conhecido entre as empresas que já atuam com assessoria de imprensa. Ele nada mais é do que um texto de divulgação que vai apresentar as novidades da sua empresa aos jornalistas, e que abre as oportunidades para entrevistas.
Mais que isso, atualmente, é muito comum os portais de notícias online publicarem esses textos. E essa exposição é muito relevante para sua empresa porque, além de levar informação para o seu público, ela vai ampliar sua presença digital, principalmente diante dos sistemas de buscas como o Google, Bing, Yahoo, entre outros.
2 – Dê ao jornalista a sugestão de tema para uma matéria
Sugestão de pauta: Como o nome diz, esse texto chega aos jornalistas como uma sugestão para que ele desenvolva uma matéria mais elaborada, utilizando como fonte de informação o porta-voz de uma empresa.
O oferecimento de pauta, geralmente, está embasado em temas mais factuais, em pesquisas, em acontecimentos pontuais – enfim, em algo que vai ampliar o interesse do jornalista para um trabalho de apuração de fatos.
3 – Encontre com os profissionais de comunicação
Encontro de aproximação: Nessa ação, o assessor irá intermediar em encontro – pode ser um almoço, café da manhã, ou mesmo um happy hour – entre o porta-voz da uma empresa e o jornalista de veículos de interesse.
O objetivo desse encontro é abrir as portas para o porta-voz da empresa ser uma fonte de informação toda vez que o jornalista precisar falar sobre o tema em que o profissional tem experiência ou já é especialista.
4 – Conquiste o espaço na mídia com seu conhecimento de especialista
Artigos e Colunas: É um texto que exprime a visão do especialista diante do mercado em que atua.
A publicação desse tipo de material na mídia é muito importante para a exposição de uma empresa, pois demonstra que seu executivo é referência no assunto e tem conhecimento suficiente para ser um nome de consulta em outras matérias do setor.
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5 – Publique o case que fez diferença e impactou o cliente
Casos de sucesso: Trata da elaboração de texto que conta como os serviços realizados por uma empresa que foi bem-sucedido para as operações de seus clientes. Os canais de comunicação aproveitam muito esse tipo de material, pois ele permite que o jornalista ilustre a matéria que está desenvolvendo com um caso real.
Para as empresas envolvidas nesse texto, a publicação na mídia tem grande relevância, porque é um depoimento de que o serviço que oferece é uma boa solução para os problemas apresentado por seu cliente.
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do Tribunal de Justiça catarinense
Agência de Comunicação Integrada, Assessoria de Imprensa & Otimização dos resultados de imprensa
Junto a essas ações, se sua empresa estiver atuando com uma Agência de Comunicação Integrada, ela ainda tem a possibilidade de aproveitar os resultados de imprensa em seus canais de comunicação digital.
Imagine, por exemplo, se o seu principal executivo for notícia em um jornal de negócios. Essa publicação pode vir a ser uma postagem em seu blog e redes sociais.
A vantagem aí é a seguinte: além da aproximação com os clientes que as redes sociais permitem, elas ainda garantem que haja uma movimentação no tráfego de acessos entre redes sociais e blog, blog e site, e assim sucessivamente.
O que a empresa ganha com isso? Visibilidade, presença digital, aumento do fluxo de acesso ao seu site e relevância nos sistemas de busca!
Então, se você quer consolidar sua marca, construa relevância! Para isso, fale com nosso time de especialistas em comunicação integrada e saiba mais!
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