Ao investir em ações de comunicação, o Inbound Marketing surge como uma ferramenta de comunicação e vendas para atingir metas específicas

Se você é um empreendedor e quer colocar sua empresa na disputa de clientes entre seus concorrentes, você precisa conhecer o Inbound Marketing!

Ao empreender, com certeza já estava claro em sua mente a necessidade de investir em ações de marketing para posicionar e consolidar sua marca, além de atrair clientes. Nesse contexto, com a diversidade de opções, uma preocupação comum é decidir em quais mídias e quanto investir para começar a ter resultados efetivos de comunicação e retorno em vendas.

Em um passado não muito distante, os valores de divulgação em mídia eram muito altos para o pequeno e médio empreendedor. Hoje, a boa notícia é que com as mídias digitais existe um novo leque de oportunidades em ações de marketing para todos. Entre elas, aqui, vou destacar o Inbound Marketing, também chamado de “o marketing da atração”.

Por que o Inbound Marketing?

A pesquisa Varejo no Brasil: a influência do digital sobre o consumo, realizada pela Boston Consulting Group (BCG), demonstra que a internet exerce um grande impacto na decisão de compra do consumidor, principalmente na fase da pré-compra, chegando a representar de 60% a 70% do processo.

Pela internet, os usuários descobrem necessidades e pesquisam por marcas, produtos e serviços. Ou seja, nesse momento, tem cliente procurando pelos serviços/produtos de sua empresa!

Diferente das mídias tradicionais, onde a comunicação é levada para uma gama de possíveis clientes, no modelo Inbound, o cliente é que está em busca da sua empresa. Por isso, você precisa ter uma presença digital forte, a ponto de ser “encontrada” em um universo de oportunidades.

Isso quer dizer que você deve entregar informações relevantes, para tirar as dúvidas e ampliar o interesse de seu cliente sobre seus produtos. Então, se você reconhece o Inbound Marketing como um modelo de comunicação ideal para sua empresa, vá em frente nessa leitura.SpandaCom_Marketing Digital

Primeiros passos para o Inbound

Para iniciar um projeto de Inbound Marketing, você tem que contar com apenas alguns elementos: um blog, conteúdo relevante, uma plataforma inteligente para a divulgação de e-mails marketing, além de uma boa dose de estratégia.

Blog – Mesmo que sua empresa tenha um site maravilhoso, isso não é suficiente para atuar com o Inbound. Um blog é essencial porque ele vai conter todas as informações para seu leitor. E esse volume de textos – com as palavras-chave de seu negócio – é que vai garantir relevância orgânica para sua marca nos sistemas de busca online, por meio do SEO.

Para fomentar a leitura dos textos no blog, também é importante a divulgação pelas redes sociais (orgânica ou paga, depende do caso). Juntas, essas ações consequentemente vão gerar muito mais tráfego para seu site.

Conteúdo – Antes de falarmos sobre conteúdo, quero fazer uma pergunta: você conhece exatamente qual é o perfil do seu cliente? Caso não tenha essa resposta, será imprescindível fazer um estudo e identificar essa ‘persona’, porque é exatamente para ela que você vai dirigir seu conteúdo.

Agora, atente-se à forma como você vai chegar a essa persona e a essa questão. Atualmente, apenas 3% das pessoas que fazem busca pela internet estão prontas para a compra. É por isso que elas precisam ser nutridas por informações até chegarem a decisão de compra.

inbound marketing - jornada de compraEntão, o Inbound Marketing vai te ajudar a gerar um relacionamento com essas pessoas por meio de uma metodologia que vamos chamar de funil de vendas. Nele, você inicia o envio de seus textos para um universo de leitores, e a medida que os mais interessados vão caindo nesse funil, vão se tornando qualificados para se tornarem seus clientes.

Para atender ao funil de vendas, vamos dividir a produção dos textos em três fases:

  • Para aqueles leitores que estão no TOPO DE FUNIL, esse conteúdo será mais abrangente dentro de determinado assunto. Ele tem o objetivo de apresentar uma necessidade para o leitor, que está na fase de descoberta do seu problema.
  • Já os leitores do MEIO DE FUNIL são aqueles que já reconheceram seu problema; neste estágio, o texto já apresenta algumas definições sobre a solução.
  • Os leitores que chegam ao FUNDO DE FUNIL encontram textos com questões mais aprofundadas sobre a solução do problema, e seu produto ou serviço, apoiando o leitor sobre a decisão de compra.

Atuando com esses três níveis de informações, pouco a pouco você terá uma base de clientes, que passaram pelo funil do seu processo de venda.

Nesse passo a passo, elas vão percorrer uma jornada de compra ao entrarem para sua base como visitantes, e a medida em que vão sendo educados e nutridos com informações sobre o seu mercado, vão passar a leads e o próximo passo é se tornar seu cliente. O que vai aquecer e manter esse relacionamento são os conteúdos cada vez mais relevante para a resolução de um problema.

inbound marketing _ funil de vendasPlataforma – Repare que a última etapa do funil é a análise de seu esforço de marketing. Sem o apoio de uma solução seria impossível monitorar todo o processo de relacionamento com o lead, desde o momento em que ele recebe seu primeiro e-mail, até se tornar cliente ou abandonar sua base (sim, isso também pode acontecer).

Essa plataforma também dará ‘N’ opções para sua operação de marketing, como integração com redes sociais, com o Google Analytics, com seu CRM entre outros recursos que torna sua gestão cada vez mais aprimorada.

 

[Conheça o exemplo do RDStation, plataforma de marketing digital da Resultados Digitais]

Esses elementos, somados a uma estratégia de atuação totalmente focada no objetivo da sua empresa, visa trazer leads mais maduros para sua equipe comercial, inclusive diminuindo o tempo da jornada de compra. Por isso, a relação custo-benefício do Inbound Marketing está cada vez mais alinhada as necessidades da sua empresa!

Quer saber mais sobre o Inbound Marketing? Conte com a gente para tirar todas as dúvidas, inclusive para simular seu funil de vendas.

Por

Diretora da SpandaCom, é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu (SP) e pós-graduada em Gestão da Comunicação Integrada pelo Senac. Experiência de 15 anos em comunicação com foco em jornalismo empresarial.

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